quinta-feira, 12 de maio de 2016

FEIJOADA COMPLETA


Couve com bacon, carnes, 
feijão com linguiça, 
paio e bacon frito, 
vinagrete com caldo de feijão 
e torresmos sequinhos e crocantes


Arroz, molho vinagrete, farofa e laranja


Carnes, feijão com laranja e louro, rabo pé e limão


Ferver o torresmo na água e sal por 2 minutos e escorrer bem
Ferver a linguiça e o paio sem a pele 
(não lavar ambos após a fervura)




Ingredientes: 
1 kg e meio de feijão preto de boa qualidade


Pertences para feijoada à gosto:
Costelinha
carne seca
lombo

rabo
bacon
linguiça calabresa
paio

Para o molho picante: (vinagrete)
1 ramo de salsinha e cebolinha picado 
1 cebola média picadinha
2 pimentas dedo de moça com semente e td. cortadas em rodelinhas finas
caldo de feijão coado até cobrir os ingredientes

Para a couve:
1 maço gde de couve ou 2 pratinhos de couve fininha já higienizada
alho picadinho
bacon frito sequinhos

Barriga para torresmo com carne:
Gente esta receita se fizer bastante o que sobrar, se sobrar rsrs coloque num recipiente feche hermeticamente, guarde na geladeira e terá torresmos sequinhos e crocantes a semana inteira, isto eu garanto! Um seguidor me deixou um elogio e um comentário que está vendendo porções em seu comércio, eu fiquei muito mas muito feliz! \o/ 
http://joneroni.blogspot.com.br/2014/06/torresminhos-bem-sequinhos-sem-sujeira.html
A receita está em ordem alfabética noMENU do blog

Couve bem verdinha:
Coloque água para ferver, desligue e escalde a couve lavada e bem fininha deixe por 1 min ou até que murche ficando bem verdinha, coe e reserve. frite o bacon até dourar e escorra em papel toalha, frite 6 dentes de alho em rodelinhas finas na gordura do bacon e refogue a couve durante um minuto + ou - desembaraçando-as com um garfo, só até secar a água (só um susto msm) rs decore com bacon fritos reservado. se quiser coloque um fio de azeite.


Modo de fazer:
Limpe e lave bem as carnes salgadas tirando td o excesso de gordura, se tiver pelos queime na chama do fogão, coloque de molho em água por 24 hs na geladeira trocando a água por 4 vezes, escolha e lave o feijão, coloque de molho e deixe dormir na véspera  na geladeira. A seguir ferva as carnes salgadas em peças compradas que hj não vem muito gde, por 20 min. em fogo forte, jogue a água fora e reserve. Ferva o pé e o rabinho separadamente como na foto colocando um limão cortado em quatro na água. (pertences que não podem faltar, pois tem colágeno que engrossa a feijoada) caso não goste retire da feijoada depois de pronta e jogue fora, aqui em casa tds gostam! hehe!!. Coloque o feijão para cozinhar na mesma água em que ficou de molho para ficar bem pretinha com folhas de louro à gosto (eu coloquei só uma gde) e duas laranjas com casca cortada na metade eu dividi metade do feijão com uma laranja em cada panela, retire a pele da linguiça e do paio e afervente para sair o excesso da gordura. como eu tirei o excesso das gorduras da carne não boiou  aquelas partes bcas de gordura, mas se boiar retirar td. para que a feijoada fique bem pretinha. Cozinhe  as carnes por 10 ou 15 min. não mais e escorra bem. cozinhe o feijão metade em cada panela por 10 ou 15 min. não mais. com o loro, a laranja e as carnes menos a linguiça e o paio.  abra a panela espete as carnes retire as macias e deixe as outras q ainda não estiverem macias e acrescente a linguiça e o paio deixando ferver até que a carne e o feijão estejam no ponto e engrosse o caldo. retire a laranja e o louro se quiser (eu tirei ambos) Caso não usar o pé e o rabinho que engrossam o caldo, retire duas conchas de feijão, amasse muito bem e volte a massinha para a panela.  retire o couro do bacon, corte em quadradinhos, frite na frigideira untada com oléo até dourar e reserve. nesta gordura frite 6 dentes de alho e tempere o feijão em fogo brando.Dividi o bacon em duas partes sendo que metade coloquei já frito no feijão e outra parte na couve. Retire a casca da laranja cortada em quatro e as sementes para servir. servir com arroz branco e farofa simples bem saborosa pois a feijoada é a protagonista da mesa... Para o molho picante corte um ramo de salsinha, cebolinha lavados e picados miudinhos, uma cebola picadinha e duas pimentas dedo de moça picadas em rodelinhas misture td e coloque caldo de feijão coado até cobrir. Separe as carnes numa travessa de modo que os mesmos pedaços fiquem jtos para melhor servir. Deixe a calabresa, o paio e o bacon no feijão. 

Segundo a minha família, foi a feijoada mais leve que já fiz! BOM APETITE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário