sábado, 17 de agosto de 2019

PÃO DE QUEIJO MINEIRO


CLICA NA FOTO PARA AMPLIAR





Vamos à receita? 

Não esqueçam de ler a dica da Jô antes de começar a receita...  😉


Imagem relacionada

Ingredientes:

1/2 kg de polvilho azedo
(eu fiz com doce e azedo) (meio a meio)
250 grs de queijo Minas padrão
(Eu usei o meia cura Scala)
150ml de óleo
150 ml de água
150 ml de leite
3 ovos (os meus estavam gigantes, com 2 já deu o ponto, a massa fica bem pegajosa, (colocar os ovos de 1 em 1 para perceber a massa) caso precise, passar óleo nas mãos para conseguir enrolar)
1/2 colher de sopa rasa de sal, ou 1 colher de chá, (balancear de acordo com o sal do queijo que estiver usando)
(segredinho para os pães não murcharem) (OPCIONAL)
👇
1/2 colher de sopa rasa de farinha de trigo, ou 1 colher de chá. ou não coloque. rs


Modo de fazer:

Coloque numa vasilha, o óleo, a água, o leite, o sal, e a farinha de trigo se for colocar é nesta hr (o segredo é opcional), mexer bem e levar ao fogo até ferver. Coloque o polvilho numa tigela, escaldar colocando o líquido fervente aos poucos, esperar esfriar um pouco para colocar os ovos 1 a 1 até dar o ponto de massa pegajosa, sovar mto bem na mão, na batedeira ou na máquina de fazer pão, (eu sovei na máquina de fazer pão) colocar metade do queijo ralado, sovar por 5m. colocar a outra metade do queijo e misturar bem, fazer as bolinhas com as mãos untadas com óleo, talvez nem precise. (não precisa untar a forma) 


Dica da Jô:

  1. Eu fiz médio como os de lanchonete.
  2. O polvilho doce dá maciez; o polvilho azedo dá crocância na massa (expande, criando bolhas) eu misturo os dois tipos para conseguir um miolo tenro e aerado, macio por dentro e crocante por fora.
  3. Pesei de 47 à 50 grs. cada, não mais que isso. 
  4. Me renderam 24 pães de queijo.
  5. Pode assar no forno convencional ou na AIRFRYER.
  6. Não precisa pré aquecer o forno.
  7. Assar 200º no forno elétrico, no convencional pede 180º
  8. Não asse demais.
  9. Fique de 👀 kkkkk 
  10. Pode dobrar a receita.
  11. Pode congelar em aberto e depois de congelado colocar no saco para freezer, tirando o ar,  para comer qdo der vontade... rs
E BOM APETITEEE!!! 😋









Nenhum comentário:

Postar um comentário