terça-feira, 12 de agosto de 2014

BOLINHO DE BATATA COM RECHEIO DE CARNE MOÍDA








De carne moída ou de frango com requeijão cremoso? 
Eu fiz os dois! Faça vc tbém... \o/



Ingredientes:
1 kg de batatas cozidas
1 colher de sopa de margarina
1 ovo inteiro 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (Usei 1 ½ xic.)
(Use 1 xic. na massa e outra conforme a batata pedir)
1 colher de chá de sal (ou à gosto)

Modo de fazer:
Numa vasilha, coloque as batatas cozidas passadas no espremedor, bem sequinhas, a margarina com elas ainda quente, o ovo levemente batido. Mexa bem com uma colher para que se misturem. Coloque 1 xic. de farinha aos poucos na massa aos poucos e mexa até desgrudar das mãos. Conforme a batata, se necessário acrescente mais farinha de trigo só até dar o ponto de poder moldar os bolinhos, deixando a massa bem macia.

Recheio:
500 grs de patinho moído
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho triturados
1 tomate s/pele e s/ sementes picadinho
10 azeitonas verdes picadinhas
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
1 fio de azeite
sal ou tempero pronto à gosto

(Pode substituir a carne moída por frango desfiado)
Ou... Faça os dois! \o/
Modo de fazer:

Prepare o recheio, levando em uma panela o azeite, a carne moída deixando ela fritar até que perca a sua cor avermelhada, acrescente os ingredientes do recheio, regado por vinagre de vinho, menos a azeitona e a salsinha, refogue bem até que fique bem sequinha, adicione as azeitonas e salsinha picadas. Desligue o fogo e reserve.

Dica da Jô:

Trabalhe com as batatas bem sequinhas...
Com um pouco de farinha no prato, enfarinhe as mãos e abra porções de 1 colher (sopa bem cheia) de batata na palma da mão, não deixe a massa fina, coloque 1 colher (sobremesa) do recheio, feche e modele os bolinhos empanando na farinha de trigo. Vá colocando os bolinhos em um prato enfarinhado. Em uma frigideira esquente o óleo é vá colocando de 4 a 5 bolinhos para fritar. Eles estarão no ponto, quando estiverem bem dourados. Retirar com uma escumadeira e colocar os bolinhos em um recipiente com papel toalha para absorver bem o óleo, depois de absorvidos trocar de recipiente e servir. Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário